Exame
TEF

TEF

DATA

Dia: 16/06/2021

TEF

LOCAL

Aliança Francesa Florianópolis

 

O TEF – Test d’Evaluation de Français (Teste de Avaliação de Francês), criado pela CCIP (Câmara de Comércio e Indústria de Paris), é de referência internacional e reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. Trata-se de um teste de avaliação objetivo, preciso e seguro do nível linguístico dos candidatos cuja língua materna não é o francês, sendo a CCIP quem gerencia a elaboração e a correção dos testes.

Um teste adaptado às suas necessidades:

DOS CANDIDATOS: para validação do nível de francês, estudos na França, imigração para um país francófono, motivação pessoal; DAS EMPRESAS: para processo de seleção de pessoal, promoção salarial;

DE INSTITUIÇÕES acadêmicas de países não francófonos (estabelecimentos escolares, departamentos universitários) e centros de formação linguística que ministram cursos de francês como língua estrangeira. Mais informações e exemplos de provas poderão ser encontrados no site da CCIP.

Os resultados do TEF posicionam os candidatos em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – CECR) , que vai do nível A1 (introdutório) ao nível C2 (domínio da língua). Por isso, é um instrumento de avaliação linguística inicial (diagnóstico ou posicionamento) ou final (validação do percurso de aprendizagem do francês).

O TEF é, também, o teste de proficiência em língua francesa reconhecido pelo órgão CIC (Cidadania e Imigração Canadá) do governo federal canadense para atestar o nível de conhecimento da língua francesa dos candidatos à imigração para esse país. Cabendo a estes realizarem as provas obrigatórias e facultativas. O TEF pode ser realizado repetidas vezes, havendo um prazo mínimo exigido de 30 dias entre as sessões.

O candidato recebe um certificado onde constará o resultado de cada uma das provas e para conhecer o nível de competência linguística canadense (NCLC) correspondente ao resultado obtido, consulte o Tableau de correspondance NCLC.

TEF – CANADA

PROVAS OBRIGATÓRIAS E INDISSOCIÁVEIS

  • Compreensão oral: 40 min – 60 questões
  • Compreensão escrita: 60 min – 50 questões
  • Expressão oral: 15 min – 2 temas
  • Expressão escrita: 60 min – 2 temas

IMPORTANTE:

Em caso de desistência após a inscrição, não haverá devolução de taxa nem transferência de crédito para outra sessão.

  • O candidato deve apresentar-se 30 minutos antes da prova.
  • Não serão aceitos atrasos.
  • Em caso de atraso, o candidato não será aceito na sessão e não terá direito a reembolso.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Dúvidas Frequentes

1O que é o TEF Canadá?
O TEF Canadá é um teste que avalia os conhecimentos linguísticos necessários para o pedido de cidadania e de imigração para o país. Criado em 1998 pela CCI Paris Ile-de-France, o TEF é um exame de referência internacional que avalia o nível de conhecimentos em francês nas diferentes competências – compreensão e expressão. O TEF Canadá é um teste obrigatório para os programas de imigração para o Canadá Federal.Esse teste classifica o candidato em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – CECR), que vai do nível A1 (introdutório) ao nível C2 (de domínio da língua).
2A quem se destina o TEF?
– Para apresentar um dossiê de imigração ao Canadá federal (o candidato deverá se inscrever em todas as provas: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita e expressão oral);
– Para apresentar um dossiê de acesso à cidadania canadense (o candidato deverá se inscrever nas provas de compreensão oral e expressão oral);
– Para apresentar um dossiê de imigração ao Québec (o candidato deverá se inscrever obrigatoriamente nas provas de compreensão oral e expressão oral. As provas de compreensão escrita e expressão escrita são facultativas).
3Qual a validade do teste?
O TEF tem validade de 2 anos.
4Como e onde são feitas as inscrições?
O candidato poderá se inscrever para o exame, ligando através do número 55 48 98863-4701, no WhatsApp ou presencialmente na AF. A inscrição é validada somente após o pagamento. Baixe aqui o formulário de inscrição.

5Quanto custa o teste?
A tarifa do teste é por prova e em euro. Sendo assim, o valor das provas varia de acordo com a(s) competência(s) desejada(s) e está sujeito a alterações de acordo com a taxa de câmbio do dia. Para obter informações de valores, o interessado poderá contatar Aliança Francesa Florianópolis durante o período de inscrições.
6Onde pagar e quais são as formas de pagamento?
O pagamento da tarifa pode ser feito de maneira presencial na Aliança Francesa em dinheiro, boleto ou pix online. Basta entrar em contato por e-mail ou por telefone.
7Quanto tempo leva para chegar o resultado?
Os certificados TEF são disponibilizados aos centros de exame no prazo de 4 a 6 semanas após a recepção das provas na CCI (Câmara de Comércio e Indústria de Paris).
8Já fiz o TEF, posso me reinscrever?
Você pode fazer o teste quantas vezes quiser. No entanto, é solicitado um período de espera de 30 dias entre dois exames sucessivos.
9Onde são realizadas as provas e qual o horário da prova?
As provas são realizadas na Aliança Francesa, rua Visconde de Ouro Preto, 282, centro, Florianópolis. O local e o horário da prova serão informados na convocação que é enviada por e-mail uma semana antes da data da prova.
10Qual a duração das provas?
– Compreensão oral: 40 minutos;
– Compreensão escrita: 60 minutos;
– Expressão oral: 15 minutos;
– Expressão escrita: 60 minutos.
11É possível realizar revisão de provas?
Sim. Os resultados podem ser verificados e eventualmente revisados pela CCI Paris Ile-de-France (CCIP-IDF):
O candidato envia diretamente à CCIP-IDF o pedido de recurso no prazo máximo de 90 dias a contar da data de emissão do certificado, usando o link https://www.lefrancaisdesaffaires.fr/tests-diplomes/test-evaluation-francais-tef/ Valor : 50 euros (pagamento online e diretamente com a CCIP)
A CCIP-IDF se compromete em enviar uma resposta no prazo máximo de 4 semanas. Caso o pedido conduza a revisão do atestado, o candidato será reembolsado.
12Não obtive um resultado satisfatório em uma das competências. Posso refazer apenas essa prova?
No âmbito de imigração para o Canadá, todas as provas devem ser realizadas em uma mesma sessão. Caso o resultado de alguma competência não seja satisfatório, o candidato deve realizar todas as provas novamente.
13Posso transferir minha inscrição para outra sessão?
Não. Uma vez validada a inscrição, não será possível solicitar transferência para outra sessão ou reembolso.
14Qual é o nível exigido para que meu dossiê de imigração seja aceito?
Os níveis de proficiência em idiomas exigidos para a imigração para o Canadá estão detalhados no site da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC). https://www.canada.ca/fr/immigration-refugies-citoyennete/services/immigrer-canada/entree-express/documents/exigences-linguistiques/evaluation-competences-linguistiques.html
15Como e onde posso obter mais informações sobre o processo de imigração para o Canadá?
Para conhecer mais sobre o processo de imigração basta acessar: https://www.canada.ca/fr/immigration-refugies-citoyennete.html