Exame
TCF

TCF

DATA

Dia: 16/06/2021

TCF

LOCAL

Aliança Francesa Florianópolis

 

O TCF – Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento do Francês) é um teste de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional Francês. É destinado ao público não francófono que deseja validar de maneira simples e segura seus conhecimentos de francês por razões pessoais, profissionais ou de estudo.

Esse teste padronizado e mensurado foi criado pela France èducation Internationale (FEI) que o administra e fornece um atestado classificando o candidato em um dos seis níveis (do A1 ao C2) da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – CECR).

Se o candidato julgar que seu resultado no teste não foi satisfatório, poderá refazê-lo desde que o intervalo entre uma sessão e outra respeite o prazo mínimo de 30 dias.

Cinco tipos de TCF que são aplicados nas AFs:


O teste é composto de provas obrigatórias (CO, MSL, CE) e facultativas (EE, EO) e o candidato pode se inscrever ao mesmo tempo em ambas.

Para se inscrever somente em uma ou nas duas provas facultativas, o candidato já deve ter feito as provas obrigatórias e estar dentro do prazo de validade (2 anos).

Compreende a mesma prova do TCF-TP, porém o candidato deverá se apresentar a todas as provas: CO, MSL, CE, EE e EO.

Para poder realizar este teste o candidato deverá comprovar vinculo com uma universidade.

Corresponde a uma prova modular onde o candidato poderá escolher em quais competências (CO, CE, EE e EO) ele será avaliado.

Esse teste é destinado para pessoas que possuem o projeto de morar por um longo período nessa região e dão entrada num dossiê de imigração junto a um Bureau de Imigração do Québec ou em uma Delegação Geral do Québec.

Para informações sobre emigração para o Québec, consulte o site: Immigration-Québec .

Corresponde a uma prova onde o candidato deverá se apresentar às competências de CO, CE, EE e EO para ser avaliado.

Esse teste destina-se às pessoas que possuem o projeto de morar por um longo período no Canadá e que estão dando entrada ao dossiê de imigração.

(Accès à la Nationalité Française):

O teste é exclusivo para participantes do processo de pedido de nacionalidade francesa, por casamento ou por naturalização.

INFORME-SE


QUANDO?

Na AFF é possivel realizar sessões do TCF (SO) no computador conforme o calendário abaixo.

COMO SE INSCREVER?

Via e-mail, whatsaspp (EXAMES) ou compareça na Aliança Francesa Florianópolis para fazer sua inscrição. Baixe aqui o formulário de inscrição.

NÍVEL DA PROVA:

Não há nível mínimo exigido, trata de um teste progressivo.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O EXAME:

Leve no dia da prova um par de fones de ouvido, um comprovante de identidade ou documento com foto, a convocação e uma caneta azul ou preta.


LOCAL DO EXAME:

Conforme convocação enviada por e-mail uma semana antes da prova.

RESULTADOS:

Após o teste realizado no computador o candidato recebe o resultado provisório correspondentes à provas de CO, MSL e CE.

O atestado final é entregue dentro de um prazo de até 15 dias úteis após a sessão.

Validade do exame: 2 anos.

COMO SE PREPARAR?

A AFF oferece cursos preparatórios e cursos específicos para adultos a partir de 15 anos.


IMPORTANTE:

Em caso de desistência após a inscrição, não haverá devolução de taxa nem transferência de crédito para outra sessão.

  • O candidato deve apresentar-se 30 minutos antes da prova.
  • Não serão aceitos atrasos.
  • Em caso de atraso, o candidato não será aceito na sessão e não terá direito a reembolso.

Informações, sobre estudos na França, devem ser solicitadas ao Campus France, serviço de informação sobre estudos superiores na França, vinculado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO