A Aliança Francesa

Aliança Francesa de Florianópolis

Dia 3 de abril de 2021: aniversário de 65 anos da AF Floripa!

A Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos que existe há mais de 65 anos em Florianópolis, oferecendo excelência nos cursos de língua francesa e promovendo a cultura francófona e brasileira através de diversos eventos culturais.

Em 1956 um grupo representativo de figuras da sociedade de Florianópolis decidiu abrir as portas da Cidade para a entrada de novos ares culturais, tendo como foco tudo de rico quanto a França possuía nesse vasto campo ligado à vida do homem.

À frente desse grupo, um emérito filósofo e professor de nacionalidade portuguesa naturalizado brasileiro, George Agostinho Baptista da Silva, cujo centenário de nascimento Brasil, Portugal e outros países europeus comemoraram em 2006.

Dessa decisão surgiu a Associação Franco-Brasileira de Santa Catarina. Nascia, assim, a Aliança Francesa Florianópolis, como logo ficou conhecida a nova entidade.

Ao longo de sua existência, a Aliança Francesa Florianópolis viu passar pelas suas salas os nomes mais representativos da sociedade de Florianópolis.

Com efeito, governadores, empresários de renome, intelectuais, políticos, magistrados, profissionais liberais dos mais diversos ramos tiveram e continuam tendo vínculos estreitos com a AF, hoje um nome estreitamente ligado à história da Cidade.

Aliança Francesa Florianópolis 65 anos

 
 

CONSELHO


(Eleito em Março do 2021)

Presidente: Didier Simon
Vice-Presidente: Celina Macedo
Tesoureira: Claudine Anchite
Secretaria: Andrea Pimenta

ADMINISTRAÇÃO


Diretora Geral: Marilyn Pellicant
Gerente Administrativa / Financeira: Tatiane de Oliveira
Gerente Administrativa / Pedagógica: Luana Guedes Machado
Assistente Comercial: Marlon Marques
Coordenadora Pedagógica: Marcela Imperiano Guedes Pimentel

Você conhece a Aliança Francesa?

A Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a difusão da língua francesa e das culturas francesa e francófonas. Para isto, ela promove o ensino do idioma francês e oferece atividades culturais francófonas. Ela concede certificados específicos de proficiência e conhecimento linguísticos. No Brasil, ela oferece também cursos de português para estrangeiros.

A rede das Alianças Francesas possui escolas na França para estudantes estrangeiros e mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 491.000 pessoas.

Aliança Francesa no mundo

Criada em 21 de julho de 1883 por um comitê de personalidades, dentre as quais Paul Cambon, Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Jules Verne e Armand Colin, a Aliança Francesa é uma instituição cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesa fora da França.

Geralmente, os centros locais da Aliança Francesa nascem por iniciativa de pessoas e instituições dos próprios países onde ela vem a se instalar.

Cada centro goza de autonomia estatutária e financeira, sendo regido pela legislação local.

Porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense (Fondation Alliance Française, com sede no Boulevard Raspail, n. 101, em Paris), que é a proprietária da marca “Aliança Francesa”.

Aliança Francesa no Brasil

No Brasil, a Aliança Francesa está presente desde 1885 e é o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês.

Seu primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris.

Com os métodos pedagógicos e recursos técnicos mais avançados no ensino do francês, a rede brasileira conta com 34 Alianças Francesas , distribuídas por praticamente todo o país.

A Delegação Geral do Brasil, que coordena as atividades culturais e os programas de ensino no país, é situada no Rio de Janeiro e tem como responsável atual o Sr. Jean Bourdin.

Nosso Propósito

Quando a Aliança Francesa surgiu, há mais de 135 anos, como uma instituição sem fins lucrativos idealizada por um comitê de personalidades – entre eles, Louis Pasteur e Júlio Verne – seu objetivo era divulgar e promover a língua e cultura francesas por todo o mundo.

Hoje, mantemos vivos esses ideais, pois acreditamos que a língua francesa tem extrema importância no cenário mundial, tanto nas artes e cultura, na diplomacia, nos negócios e nos estudos.

A Aliança Francesa promove a excelência do ensino da língua em seu sentido maior. Por isso, acreditamos não apenas promover a prática de um idioma; ao incentivar o encontro e o intercâmbio entre as culturas brasileira e francesa, contribuímos para formação de cidadãos do mundo.

Nossa Missão

Oferecer cursos que integrem qualidade de ensino, métodos pedagógicos atuais e exclusivos e professores capacitados.

Realizar eventos culturais que promovam o diálogo e estimulem a participação dos alunos no intercâmbio entre culturas.

Manter-se como a primeira opção de escolha entre as instituições de ensino da língua francesa e permanecer como sinônimo de qualidade e excelência no ensino do idioma.

Nossas Instalações