Para a sessão de abril do cineclube África no Cinema, exibiremos o longa Tug of War (Vuta N’Kuvute) primeiro drama de época da Tanzânia baseado no romance de Shafi Adam Shafi, dirigido por Amil Shivji. O filme tece a cultura costeira dos anos 1950 através das divisões de classe e segregação racial que foram impostas pelo regime colonial. Uma grande obra da cinegrafia senegalesa que você não pode perder.
Sinopse: Denge, um jovem combatente da liberdade, conhece Yasmin, uma mulher índia-zanzibar, no meio da noite, quando ela está a caminho de se casar. Paixão e revolução acontecem nesta história de amor político de amadurecimento ambientada nos anos finais da colônia britânica de Zanzibar. Um jovem revolucionário e uma noiva fugitiva lutam por liberdades proibidas, na adaptação de Amil Shivji do premiado romance suaíli de Adam Shafi, ambientado na década de 1950 em Zanzibar, onde uma paixão é fustigada pelas duras ondas do domínio britânico e pela luta militante local pela libertação.
Vuta N’Kuvute (Tug of War)
de Amil Shivji
Tanzânia | 2021 | 1h32min | Romance/Drama
Elenco: Gudrun Columbus Mwanyika, Ikhlas Gafur Vora , Siti Amina
Classificação indicativa: 14 anos
Sobre o diretor: Amil Shivji nasceu na Tanzânia e é cineasta e professor na Universidade de Dar es Salaam. Ele acredita no uso de imagens para desafiar os poderes constituídos, em particular desconstruindo fachadas urbanas de desenvolvimento e enfatizando a força e as lutas das comunidades marginalizadas. Amil escreveu, dirigiu e produziu curtas-metragens que participaram de Rotterdam e FESPACO, ganhando o People’s Choice Award em Zanzibar e Melhor Diretor na África. Sua estreia na direção de longa-metragem T-Junction (2017) abriu o Zanzibar International Film Festival, ganhando três prêmios. Possui mestrado em Belas Artes pela York University em Toronto.
Sobre o Projeto África no Cinema
O projeto, coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e/ou com filmagens em África. O projeto visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, comentários e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema.
O projeto conta com o apoio cultural da Aliança Francesa de Florianópolis, Institut Français, Museu de Imagem e do Som, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.