Com custo zero, apoie a programação cultural da Aliança Francesa através de Leis de Incentivo à Cultura e tenha direito a benefícios exclusivos para você ou para sua empresa. Quem é “Ami de la culture”, ajuda a cultura de Florianópolis e vive intensamente a língua mais charmosa do mundo.
A qualquer tempo é possível fazer uma doação simples e ajudar a manter uma programação independente, que apoia a diversidade e o intercâmbio cultural entre o Brasil e os países francófonos. A Aliança Francesa, além de referência no ensino do Francês pelo mundo, é referência também quando o assunto é arte e cultura. A cada ano, a instituição realiza inúmeros concertos, peças de teatro, mostras de cinema, um prêmio de arte contemporânea, cineclube e ações paralelas em diversos espaços da capital catarinense e do estado de Santa Catarina.
É nessa programação cultural de qualidade, que pessoas físicas ou jurídicas podem investir parte de seu IR, ICMS, IPTU ou ISS. Além de abater o valor na próxima restituição, quem doar vai receber o título de Ami de la culture, e terá direito a benefícios exclusivos.. Confira:
PESSOA FÍSICA (IR e IPTU)
Quem doar pelo menos metade de um salário mínimo terá direito a:
• 2 ingressos em nome do doador em cada espetáculo com comercialização (entre 2 e 4 ao longo do ano);
• Convite para coquetéis e eventos exclusivos para convidados;
• Acesso à culturètheque da AF (online);
• Acesso mediateca da AF (física);
• Isenção de pagamento de taxas de matrículas;
Veja como é fácil ser um Ami de la culture
Pessoas físicas podem investir em nossos projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cidadania na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) ou Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Na Lei Federal, pessoas físicas contribuintes do Imposto de Renda e que fazem a declaração no modelo completo, podem deduzir até 6% do IR devido. Na Lei Municipal, pessoas físicas que possuem imóveis com inscrição imobiliária em seu nome podem deduzir até 20% do valor devido de IPTU (valor mínimo devido = R$5.500,00, em função do aporte mínimo de meio salário mínimo).
Lei Federal de Incentivo à Cultura (IR)
Passo #1
O doador deve depositar o valor desejado na conta bancária do projeto (aberta e supervisionada pelo Ministério da Turismo) até o último dia útil do ano corrente. Após o depósito, a Aliança Francesa irá emitir um recibo e enviar ao doador, sendo que este servirá como comprovante para que a renúncia fiscal se efetue na próxima declaração de IR.
Passo #2
O ressarcimento da doação feita virá no ano seguinte, na forma de restituição ou abatimento do valor do IR a pagar.
Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis (IPTU)
Passo #1
O doador deve depositar o valor desejado na conta bancária do projeto (aberta e supervisionada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes) até 20 dias antes do vencimento da guia de IPTU devida.
Passo #2
Após o depósito e envio do comprovante, a Aliança Francesa (com procuração) solicita junto à Fundação Franklin Cascaes o abatimento do imposto na guia do doador. Na sequência, com o certificado de doação em mãos, a AF também solicita à Secretaria Municipal da Fazenda que gere uma nova guia de IPTU com a devida renúncia fiscal.
Passo #3
O ressarcimento da doação será feito como desconto na guia do IPTU a pagar.
Quero ser um Amigo AF, e agora?
Fazendo uma doação pela LIC, você colabora para o desenvolvimento da cultura em Santa Catarina e ainda se torna “Amigo da Aliança Francesa”. Para isso acontecer, basta preencher o formulário abaixo. Após o envio das informações, você receberá um e-mail com as orientações necessárias para realização do depósito bancário.
PESSOA JURÍDICA (IR, ICMS, ISS e IPTU)
A Aliança Francesa de Florianópolis executa, anualmente, diversos projetos relevantes para a cultura de Santa Catarina. Nossos projetos são aprovados em Leis de Incentivo à Cultura que nos permitem converter os tributos (IR, ICMS, IPTU e ISS) da sua empresa em oportunidades para sua marca.
A programação anual da Aliança Francesa de Florianópolis tem como objetivo a promoção do intercâmbio cultural entre Brasil e França, bem como a consolidação e desenvolvimento do setor cultural catarinense. Fazemos isso através de eventos, subprojetos e ações culturais inovadoras que buscam contribuir para a formação do olhar dos catarinenses para as artes, com foco em música instrumental e erudita, artes visuais contemporâneas, teatro, circo, dança e cinema. Quase 100% da programação é totalmente gratuita. Todos os produtos culturais que entregamos possuem acessibilidade física e de conteúdo para pessoas com deficiência.
Se interessou? Então conheça nossos planos de patrocínio e receba uma proposta customizada para sua empresa.