Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Sexta Jazz AF #16 – Pet Metheny | 03.07.2015 | Fotos

No dia 3 de julho de 2015, na 16ª edição do Sexta Jazz AF,  os músicos Paulo David (piano), Trovão Rocha (baixo), Richard Montano (bateria) e Rogério Piva (guitarra) fizeram uma homenagem ao grande guitarrista Pet Metheny, confira as fotos do evento.

 

 

 

Release do evento

O trabalho de Pat Metheny inclui composições para guitarra solo, instrumentos elétricos e acústicos, grandes orquestras e peças para ballet, com passagens que variam do jazz moderno ao rock e ao clássico

Pat Metheny alcançou sucesso cedo. Seu primeiro álbum, Bright Size Life (1976), segundo críticos, reinventou o som tradicional da guitarra jazz para uma nova geração de guitarristas. O músico seguiu redefinindo o gênero ao longo de sua carreira, usando novas tecnologias, e trabalha até hoje para refinar sua capacidade sonora e de improvisação no seu instrumento. No dia 3 de julho, a partir das 20h45, os músicos Paulo David (piano), Trovão Rocha (baixo), Richard Montano (bateria) e Rogério Piva (guitarra) homenageiam o grande guitarrista. O Sexta Jazz Aliança Francesa é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização daAliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O homenageado da Sexta Jazz começou a tocar trompete aos 8 anos, mas aos 12 já passou para a guitarra, o instrumento de sua vida. Aos 15 anos, trabalhava com os melhores músicos de jazz do Kansas. Ao longo de sua carreira, tocou com artistas diversos, como Steve Reich, Ornette Coleman, Jim Hall, Joni Mitchell, Milton Nascimento e David Bowie. Foi parceiro do tecladista Lyle Mays por mais de vinte anos – sociedade comparada às de Lennon/McCartney. Pat Metheny foi também um dos pioneiros da música eletrônica e um dos primeiros músicos do jazz que levou o sintetizador à sério. Ele já ganhou inúmeros prêmios, como quinze Grammy Awards em diferentes categorias, incluindo “Best Rock Instrumental”, “Best Contemporary Jazz Recording”, “Best Jazz Instrumental Solo” e “Best Instrumental Composition”. Hoje, Metheny dedica grande parte de seu tempo a turnês e viagens, com uma média entre 120 a 240 viagens por ano. Continua a ser uma das estrelas mais brilhantes da comunidade do jazz, dedicando-se a seus próprios projetos, a trabalhos com veteranos e também com novos músicos.

 

SEXTA JAZZ DA ALIANÇA FRANCESA

Data: sexta-feira, 03 de julho de 2015.

Horário: das 20h45 às 24h

20h45 – bate-papo sobre o tema da noite

21h – show

Patrocínio: Tractebel Energia

Coordenação: Marte Inovação Cultural

Realização: Aliança Francesa Florianópolis, Aliança Francesa, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

Apoio: SIC Radio e Hertz

Local: Aliança Francesa – Rua visconde de Ouro Preto, 282, Centro, Florianópolis

Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br

Informações para imprensa: Marina Veshagem / 9167 4158

EMMSJAF_julho15