Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Sexta Jazz AF #15 | Especial Wes Montgomery | 05.05.2015

 

 

Release de evento realizado no dia 05.06.2015 na sede da Aliança Francesa Florianópolis

O americano Wes Montgomery é dono da técnica única de tocar com o polegar em vez da palheta e compôs solos muito elaborados, que são estudados no mundo todo

O jazzista que definiu o som da guitarra no jazz a partir da segunda metade do século XX será homenageado no próximo Sexta Jazz Aliança Francesa. Wes Montgomery influenciou o grande guitarrista que reinventou o rock, Jimmy Hendrix, além de outros músicos que estão em atividade até hoje, como Pat Metheny e Pat Martino. No dia 5 de junho, a partir das 20h45, os músicos Tiê Pereira (contrabaixo) e Mauro Borghezan (bateria) recebem Giann Tomazi (sax tenor) e o americano radicado no Brasil, Ralph Pritkin (guitarra). O Sexta Jazz Aliança Francesa é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Wes teve uma carreira meteórica, pois começou a tocar guitarra aos 20 anos, na década de 1940, e faleceu cedo, de ataque cardíaco, aos 45 anos. Ele gravou importantes álbuns para a história do jazz, como o Full House, gravado ao vivo em 1962. Este álbum traz uma das mais importantes sessões rítmicas da época e reuniu os músicos do famoso quinteto de Miles Davis, o baixista Paul Chambers, o baterista Jimmy Cobb, ao lado do tenorista Johnny Griffin.

É através deste álbum que os músicos Tiê Pereira, Mauro Borghezan, Giann Tomazzi e Ralph Pritkin vão homenagear Wes Montgomery. Ralph, que atualmente reside em Florianópolis, assim como Wes, foi fortemente influenciado pelo blues e pelo hard bop. Além dos temas que compõem o álbum Full House, o quarteto ainda  irá tocar outras músicas famosas do guitarrista.

 

SEXTA JAZZ DA ALIANÇA FRANCESA

Data: sexta-feira, 05 de junho de 2015.

Horário: das 20h45 às 24h

20h45 – bate-papo sobre o tema da noite

21h – show

Patrocínio: Tractebel Energia

Apoio: Hertz e SIC Radio

 

Coordenação: Marte Inovação Cultural

Realização: Aliança Francesa Florianópolis, Aliança Francesa, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

Local: Aliança Francesa – Rua visconde de Ouro Preto, 282, Centro, Florianópolis

Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br

Informações para imprensa: Marina Veshagem / 9167 4158 ou Tailor Morais / 9987 4657

emmSJAF_JUNHO15