Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Sexta Jazz AF 14 | Especial Wayne Shorter | 08.05.15 | Fotos

 

Release de evento realizado no dia 05.05.2015 na sede da Aliança Francesa Florianópolis

Ao longo de sua carreira, o saxofonista, e um dos melhores jazzistas do mundo, gravou e atuou ao lado de músicos de diversos estilos

Na próxima edição do Sexta Jazz, o Alliance Jazz Trio presta homenagem a um dos maiores jazzistas de todos os tempos, o saxofonista Wayne Shorter. Com mais de meio século atuando no meio musical, Shorter esteve na linha de frente de grupos que provocaram grandes mudanças estéticas ao longo da história do jazz. No dia 8 de maio, a partir das 20h45, os músicos Paulo David (piano), Tiê Pereira (contrabaixo) e Mauro Borghezan (bateria) recebem o tenorista Giann Tomazi para uma noite dedicada ao músico. Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura(Rouanet), o Sexta Jazz AF conta com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Na década de 60, Shorter fez parte do segundo grande quinteto do trompetista Miles Davis. Este grupo ficou conhecido por ter mudado a concepção estética, principalmente no que diz respeito a aspectos ritmos e harmônicos do jazz, inaugurando a fase hard bop (pós be bop) e introduzindo muitos elementos que viriam a culminar no free jazz. Também é desta época seu álbum icônico Speak No Evil, no qual o saxofonista se destaca como compositor, optando por caminhos nada convencionais no jazz (músicas com harmonias modais na contramão da harmonia funcional muito vigente no jazz). Shorter se aventurou por diversos estilos ao longo dos anos e foi fortemente influenciado pela música brasileira, chegando a gravar um disco em colaboração com o cantor Milton Nascimento nos anos 70, o Native Dancer. Atualmente Wayne Shorter segue com seu trabalho como compositor e vem optando por tocar cada vez mais o sax soprano em invés do tenor.

Na Sexta Jazz AF, serão executadas principalmente as composições elaboradas nos anos 60, por serem standardsno meio jazzístico e representarem novos rumos na composição para o jazz. Esta edição mantém o formato que se inicia com um rápido bate-papo entre os músicos e os convidados sobre o tema da apresentação, para que o público possa entender melhor os conceitos e as diversas facetas do jazz, tornando a noite ainda mais especial.

SEXTA JAZZ DA ALIANÇA FRANCESA

Data: sexta-feira, 08 de maio de 2015.

Horário: das 20h45 às 24h

20h45 – bate-papo sobre o tema da noite

21h – show

Patrocínio: Tractebel Energia

Coordenação: Marte Inovação Cultural

Realização: Aliança Francesa Florianópolis, Aliança Francesa, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

Local: Aliança Francesa – Rua visconde de Ouro Preto, 282, Centro, Florianópolis

Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br

Informações para imprensa: Marina Veshagem / 9167 4158 ou Tailor Morais / 9987 4657

Repertório:

1 – Fee fi fo fum
2 – Speak no Evil
3 – Black Nile
4 – Yes or No
5 – Footprints
6 – Witch hunt
7 – Wild Flower
8 – Juju
9 – Night Dreamer
10 – E.S.P
11 – Myako
12 -Infant Eyes

EMM_SJAF_MAIO15

Escute: