Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Sexta Jazz AF #12 | Charlie Parker | 06.03 | Fotos

Confira as fotos do Sexta Jazz AF # 12, que aconteceu no dia 6 de março de 2015, com show dos músicos e curadores do projeto, Paulo David (piano), Tiê Pereira (contrabaixo) e Mauro Borguezan (bateria) e o convidado Maycon de Souza (Sax).

 

Release do evento ocorrido em 6 de março de 2015

CHARLIE PARKER FOI COMPOSITOR E INSTRUMENTISTA, REPRESENTANTE DO BEBOP, E SERÁ INTERPRETADO PELO ALLIANCE JAZZ TRIO E SEU CONVIDADO MAYCON DE SOUZA

A consagrada noite de jazz promovida pela Aliança Francesa de Florianópolis faz em março um tributo a Charlie Parker, compositor e saxofonista de jazz americano e um virtuose consumado, que combinava a mais complexa organização harmônica, rítmica e melódica com uma rara clareza. No dia 6 de março, os músicos e curadores do projeto Sexta Jazz AF, Paulo David (piano), Tiê Pereira (contrabaixo) e Mauro Borghezan (bateria), recebem o saxofonista Maycon de Souza para a homenagem. O evento é gratuito e acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), o Sexta Jazz AF conta com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Charles Parker Jr. viveu de 1920 a 1955 no Estados Unidos e ficou conhecido pelo apelido de Bird. Ele é apontado pela crítica como um dos melhores músicos de jazz que já existiram, comparado a artistas lendários como Louis Armstrong e Duke Ellington. É um dos maiores representantes do bebop, estilo sofisticado que tornaria, definitivamente, o jazz uma música “para ouvir”, ao contrário do que era marca das big bands dos anos 1940, “para dançar”. Parker tinha absoluto domínio técnico de seu instrumento, o que lhe permitia chegar a uma combinação única entre harmonia, ritmo e melodia. Tornou-se um ícone para a geração do Beat e foi uma figura-chave no desenvolvimento conceptivo do jazz como um artista descompromissado e intelectual, ao invés de apenas um entretenedor popular.

Parker é também uma das principais influências para o convidado desta edição da Sexta Jazz AF, Maycon de Souza. Maycon é músico graduado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e vem se destacando como um dos principais saxofonistas da cena instrumental de Santa Catarina. Dono de uma sonoridade explosiva, com linhas melódicas intensas e repletas de virtuosismo, o artista se aprofundou na linguagem da improvisação. O músico coordena, em Palhoça, o Programa Educação Musical da Rede de Ensino do município, um dos maiores programas de educação musical do sul do Brasil, com mais de 300 crianças e adolescentes sob sua supervisão. Maycon gravou em 2011 0 CD MusaDiversa e, atualmente, se apresenta frequentemente em bares e teatros de Florianópolis.

Esta edição da Sexta Jazz AF mantém o formato que se inicia com um rápido bate-papo entre os músicos e os convidados sobre o tema da apresentação, para que o público possa entender melhor os conceitos e as diversas facetas do jazz, tornando a noite ainda mais especial.

SEXTA JAZZ DA ALIANÇA FRANCESA

Data: sexta-feira, 06 de março de 2015.

Horário: das 20h às 24h

20h – bate-papo sobre o tema da noite

20h15 – show

Patrocínio: Tractebel Energia

Apoio: SIC Radio e Hertz

Coordenação: Marte Inovação Cultural

Realização: Aliança Francesa Florianópolis, Aliança Francesa, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

Local: Aliança Francesa – Rua visconde de Ouro Preto, 282, Centro, Florianópolis

Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br

Informações para imprensa: Marina Veshagem / 9167 4158 ou Tailor Morais / 9987 4657

emmSJAF_MAR15