Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Saiba tudo sobre a Fête de La Musique Florianópolis

Aliança Francesa de Florianópolis realiza Fête de la Musique, no Célula Show Case

Três atrações gratuitas marcam a programação de 2016, contemplando diversos ritmos musicais.

Tradicionalmente celebrada no primeiro dia do verão europeu, a Fête de la Musique é um dos movimentos culturais mais importantes da França, desde 1982. E Florianópolis não ficará de fora da comemoração com a realização da  Fête de la musique AF 2016, no dia 25 de junho, no Célula Showcase.

Conhecida pelas apresentações musicais realizadas na rua e em estilos variados, que embalam os franceses até altas horas da madrugada, a festa é um verdadeiro balaio sonoro, permeado por diversos ritmos e culturas. Na versão catarinense, as bandas “Trabalhos Espaciais Manuais (Porto Alegre)” e “Caraudácia” (Florianópolis) e o DJ “Dom Caiaffo”  misturam seus estilos, promovendo um verdadeiro intercâmbio da França ao Brasil, da África ao Caribe apresentando ritmos como  Rock, Funk, Afrobeat, Baião, Maracatú, Forró e MPB . A abertura da casa é às 22h30 e entrada é gratuita (conforme lotação).

A Fête de la musique 2016 é uma realização da Aliança Francesa Florianópolis, Aliança Francesa, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), conta com patrocínio: ENGIE Tractebel Energia e Allfood; Apoio de Backpackers Share House, Caos Produções e Hertz; e coordenação: Marte Inovação Cultural

 

Sobre as atrações

Trabalhos Espaciais Manuais Com um formato de baile show, a banda apresenta música popular brasileira cheia de liberdade criativa para explorar ritmos tradicionais do Brasil, como o maracatu, samba e o baião, em conexão com o funk e com a moderna música do oeste africano, o afrobeat e o rock progressivo. Atualmente a TEM conta com 10 músicos, desde a tradicional formação de rock, com baixo, guitarra e bateria, até teclas, sopros e percussão.

Caraudácia – grupo musical de composição coletiva em atividade desde 2012. Vencedora do título de a “Melhor banda” de 2015 no Prêmio da Música Catarinense. Do baião ao rock, do pop ao ijexá, as composições são uma mistura entre raízes brasileiro-latinas e diálogos contemporâneos, construindo uma musicalidade tropical e variada, que a banda denomina de “música de saia”. Algumas das influências são Gilberto Gil, Alegre Corrêa, Beatles, Criolo, Novos Baianos, Elis Regina, e Mamonas Assassinas.

Stéfanis Caiaffo a.k.a. Dom Caiaffo é professor e pesquisador, discotecário e radialista. É fundador e DJ residente das festas VooDoo, em Porto Alegre, Tercer Mundo, em Campinas, e Xique Xique, em São Paulo. Mantém e discoteca com acervo físico, 100% vinil, integrando edições originais e algumas das principais reedições disponíveis no mercado contemporâneo, propondo pistas dançantes e informativas que cruzam diversão e etnomusicologia.

Glowlab – Para deixar a noite ainda mais completa, a agência digital Glowlab, de Florianópolis,  assina as projeções na festa.

 

FÊTE DE LA MUSIQUE

Data: sábado, 25 de junho de 2016

Horário:  22h – abertura da casa

Local: Célula Showcase – Rodovia João Paulo, 75 – Saco Grande, Florianópolis – SC

Ingressos: Entrada Franca (local sujeito a lotação)

Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br

 

 

email-mkt_700px_fete-de-la-musique-2016-01-01