Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Método

ADULTOS

 cursosadultos

 

Desde o segundo semestre de 2015, mais de 40 mil alunos e 500 professores que compõem a rede das Alianças Francesas do Brasil passaram a usar o novo método de ensino Alter Ego+ (versão Aliança Francesa Brasil). O desenvolvimento do novo método faz parte das ações que marcam mais de um século de sua presença no Brasil e o início de uma parceria com a HACHETTE, renomada editora francesa. Pela importância da rede brasileira, o Alter Ego+ spécial AF Brésil possui capa diferente de outros países, adaptações no interior do livro, CDs e cadernos de exercícios que celebram os 130 anos de presença da Aliança Francesa no país. Além do livro, uma equipe composta por pedagogos de toda a rede, em parceria com a editora, desenvolveu um caderno exclusivo para tratar especificamente das questões interculturais entre França e Brasil, no aprendizado do idioma.

Ao todo, a avaliação e escolha do novo material tiveram duração de um ano, reunindo equipes de especialistas da língua francesa, pedagogos, turmas experimentais, além de uma pesquisa minuciosa com todas as Alianças instaladas de norte a sul para atender as demandas linguísticas de cada região. Esse processo envolveu as 40 associações e 67 unidades presentes em 19 estados brasileiros. Este número leva o Brasil a ser o maior representante da Aliança Francesa no mundo.

O método “Alter Ego +” é utilizado no curso adulto do nível A1 até o B2, e o “Alter Ego 5” para o nível C1. O conteúdo dos livros permite que as aulas sejam ainda mais dinâmicas e modernas e novas tecnologias estão integradas ao método para que o ensino se faça de maneira interativa. O método promove a aprendizagem por meio de abordagem ativa, avaliação compartilhada e desenvolvimento da autonomia do aluno, através do parcours digital (percurso digital, em português), uma plataforma de uso complementar ao método, que funciona de forma similar a uma nuvem.

Inovadora, a técnica de ensino é especialmente adaptada ao uso do quadro interativo (TNI – Tableau Numérique Intéractif), disponível em todas as salas de aula da Aliança Francesa de Florianópolis.

avaliação dos alunos da Aliança Francesa Florianópolis acontecem durante todo o curso (avaliação contínua) e no final do curso o aluno apresenta um projeto final.

ADOLESCENTES

cursosadolescentes

 

A Aliança Francesa oferece um curso com conteúdo e metodologia especiais para que pré-adolescentes e adolescentes, de 11 a 14 anos, desenvolvam a compreensão, conversação, leitura e escrita da língua francesa, em aulas dinâmicas e adequadas à sua faixa etária. 

Com foco no mundo e nos interesses dos adolescentes, o livro Adosphère possui conteúdos atuais, que integram disciplinas não linguísticas e permitem aulas ainda mais modernas. Os recursos tecnológicos do novo livro são integrados, de maneira que o ensino acontece de modo interativo e dinâmico.

O método, inovador, é especialmente adaptado ao uso no quadro interativo (TBI – Tableau blanc interactif), disponível em todas as salas de aula da Aliança Francesa de Florianópolis.

As avaliações dos alunos da Aliança ocorrem durante o curso do período (avaliação contínua) e no final dele (apresentação final).

 

CRIANÇAS

cursoscrianças

 

Você sabia que quanto mais cedo seu filho tiver contato com um novo idioma, mais fácil será seu aprendizado?

Pensando nisso, a Aliança Francesa de Florianópolis elaborou um curso destinado a crianças a partir de 7 anos, com o objetivo principal de despertá-las para o mundo do francês e, em particular, para o desenvolvimento das primeiras competências comunicativas na língua.

Um dos objetivos fundamentais deste curso é apresentar à criança a diversidade das culturas oferecendo-lhe a possibilidade de descobrir e aprender o francês de forma lúdica e prazerosa, por meio de histórias, contos, canções, brincadeiras etc. constitui-se. Através de atividades lúdicas, sensoriais, motoras e reflexivas, a criança aprende o francêsem francês e, sobretudo, aprende a fazer em francês.

As Salas de aula são equipadas com quadro digitais e projetores contribuindo para o enriquecimento e dinâmica das aulas.

 O método adotado Les Loustics privilegia a perspectiva accional preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) para as línguas: as crianças devem interagir para, juntas, realizarem determinadas tarefas e projetos relacionados à vida social infantil.

Os cursos do E1 ao E4 permitem ao aluno atingir o nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (CECR – Cadre Européen Commun de Référence pour les langues), capacitando-o a comunicar-se de forma simples, caso seu interlocutor fale lentamente, de maneira clara e se mostre disposto a ajudá-lo.

Na matrícula, um teste de nivelamento especialmente adaptado às crianças é recomendado àqueles alunos que possuem certo conhecimento no idioma.

Serviço:

  • Carga horária: 51h
  • Frequência: 2 vezes 1h30 por semana
  • Início das turmas: Formação de grupos conforme demanda, a partir de lista de espera.
  • Nível: E1, E2, E3, E4

O DIFERENCIAL DA AF

OBJETIVO

RÍTMOS

NÍVEIS

CURSOS ESPECIAIS