Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Prix Photo Web | Cinespaço Beiramar | 12.08

Release do evento

Exposição dos ganhadores do Prix Photo Web Aliança Francesa 2012 acontece em Florianópolis em agosto no Beiramar Shopping

VENCEDORES DA 3ºEDIÇÃO DO CONCURSO EXIBEM 48 TRABALHOS EM COR E EM PRETO E BRANCO SOB O TEMA “JUVENTUDE BRASILEIRA OU FRANCESA”.

O tema é um só: “Juventude brasileira ou francesa”, mas os olhares são variados. É isso que o público vai poder ver na exposição Prix Photo Web Aliança Francesa 2012, que acontece em agosto em Florianópolis. São 48 fotografias em cor e em preto em branco nas quais estão expressas as emoções e o cotidiano dos jovens; o trabalho no canavial; o mundo dos estudantes, e a vida dos jovens e seus contrastes. O Prix Photo Web é um concurso cultural promovido pela Aliança Francesa do Brasil, com patrocínio da EDF Norte Fluminense, Total E&P do Brasil Ltda e Air France.

Em Florianópolis o evento tem o patrocínio da Tractebel Energia e realização da Aliança Francesa, Ministério da Cultura e Governo Federal. A exposição acontece no Cinespaço do Beiramar Shopping de 12/08 a 4/09. A abertura é dia 12 às 19h30.

Participaram da terceira edição do concurso 349 portfólios, sendo selecionados dois artistas pelo júri oficial e um ganhador de menção especial, além de escolhido um participante pelo voto popular através do site. Os vencedores do júri oficial são Antonio Mari, ganhador pelo portfólio “Juventude perdida nos canaviais” e Cyril Marcilhacy por “15/18, a idade em que tudo oscila”.  A menção especial foi para David Rosenfeld pelo portfólio “Charadas”. Já o prêmio do público ficou com Daniel Caron de Castro Deus por “Olhai por nós”.

“Já estamos na quarta edição do concurso cultural, que tem sido muito bem recebido tanto pelos participantes quanto pelo público. A proposta é sempre a de promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França e propor um olhar crítico de cada tema” – comenta Jean-Paul Lefevre, Delegado Geral da Aliança Francesa no Brasil.

O jurado oficial do Prix Photo Web Aliança Francesa 2012 foi formado pelos fotógrafos brasileiros Walter Firmo, Miguel Chikaoka e Nair Benedicto e pelos franceses Agnès de Gouvion Saint-Cyr e Annick Cojean.

Serviço:

/// Exposição PRIX PHOTO WEB 2012

/// De 12 de agosto (terça-feira) a 4 de setembro (quinta-feira).

/// Vernissage: 12 de agosto às 19h30

/// Local: Cinespaço do Beiramar Shopping

 

Os ganhadores

Antonio Mari, portifólio “Juventude perdida nos canaviais” – Fotógrafo brasileiro, é natural do Espírito Santo e formado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense de Minas Gerais com mestrado em Fotografia pela New York University. Viaja pelo mundo em projetos fotográficos e é especializado em temas etnográficos, como povos e cultura.

 

Cyril Marcilhacy, portifólio “15/18, a idade em que tudo oscila”.  Fotógrafo francês nascido em  Roubaix, vive atualmente em Paris. Descobriu sua paixão pela reportagem e fotojornalismo ao participar de uma viagem de um ano e meio pela Rodovia Pan-Americana, de Seatle a Ushuaïa. Trabalha com temas ligados à condição humana como de octogenários e de adolescentes; populações civis em conflitos, entre outros.

 

David Rosenfeld, menção especial, portifólio “Charadas”. Fotógrafo francês, entrou para a  Escola Nacional Superior de Fotografia de Arles, em 1982. Foi professor da Escola Superior de Arte e Desenho, na cidade de Amiens, onde abriu uma galeria de fotografia. Seus trabalhos giram em torno de rostos e corpos, temas pelos quais é fascinado.

 

Daniel Caron de Castro Deus, prêmio do público, “Olhai por nós”.  Fotógrafo brasileiro e natural de Curitiba, é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, tendo trabalhado em vários jornais na cidade. Registrar a vida dos brasileiros em temas relacionados aos direitos humanos é seu universo visual com imagens, muitas vezes dramaticas, e carregadas de opinião.

 

O concurso

O “Prix Photo Web Aliança Francesa” é um concurso cultural promovido pela Aliança Francesa do Brasil, com patrocínio da EDF Norte Fluminense, Total E&P do Brasil Ltda e Air France.

Cada fotógrafo inscreve uma série de dez a 12 fotografias sobre o tema relacionado. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos e serem de nacionalidade brasileira ou francesa – O detalhamento deve ser obtido no regulamento anual do concurso.O júri oficial é formado por cinco membros de reconhecimento nacional e internacional na área fotográfica, entre críticos, curadores, artistas e acadêmicos. A votação relativa ao prêmio júri popular, exclusivamente eletrônica, é através do site www.prixphotoaliancafrancesa.com.br.