Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Música clássica celebra o dia da França em Florianópolis

Evento promovido pela Aliança Francesa apresenta “Ensemble da Orquestra Filarmonia Santa Catarina”, no Teatro do CIC

Em comemoração à data Nacional da França, o 14 de julho, a Aliança Francesa de Florianópolis apresenta um concerto especial com o conjunto de câmara da Orquestra Filarmonia Santa Catarina, no dia 14 de julho, às 20h30, no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC).

 O programa é pensado para proporcionar uma noite agradável de música clássica em família. As obras que serão apresentadas possuem duas características em comum: são adequadas ao público infantil e possuem muitas doses de originalidade por parte dos seus compositores. Na programação estão às composições “Ma Mère l’Oye (Mamãe Gansa)”, de Maurice Ravel (1875-1937); e “Le Carnaval des Animaux” (O Carnaval dos Animais), Camille Saint-Saëns (1835-1921). O espetáculo será apresentado pelos Instrumentistas: Guilherme Amaral (piano), Alexandre Dietrich (piano), Maikon Canhola (flauta), Ana Walczak (Clarineta), Ricardo Müller (Violino), Tammy Cittadin Soares (Violino), Leonardo Piermartiri (Viola), Tácio César Vieira (Violoncelo), Gustavo Fontes (Contrabaixo) e Márcio Bicaco (Percussão).

O 14 de Julho clássico conta com o patrocínio da Tractebel Energia e da Allfood, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis. Apoio Hertz e Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. Os ingressos estão à venda na Bilheterias do TAC, CIC e Pedro Ivo Loja da Blueticket do Beiramar Shopping www.blueticket.com.br, a partir de R$ 30.

Programa:

Maurice Ravel (1875-1937)

Ma Mère l’Oye (Mamãe Gansa), suite para dois pianos
A peça foi escrita originalmente para o piano, como um presente a duas crianças afetas de Ravel, Mimie e Jean Godebsky e publicada em 1910 para ser tocada a quatro mãos. Foi inspirada em contos de fada de Charles Perrault e da condessa d’Aulnoy. No mesmo ano, seu amigo Jacques Charlot a transcreveu para piano solo e em 1911 a peça foi orquestrada pelo próprio Ravel que adicionou novas partes e a transformou num balé.

Camille Saint-Saëns (1835-1921)

Le Carnaval des Animaux, para conjunto de câmara
O Carnaval dos Animais, em francês, Le Carnaval des Animaux, é uma peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns composta em fevereiro de 1886.Longe de ser uma inocente peça musical, o compositor tinha por objetivo fazer uma crítica ao cenário musical parisiense no fim do século XIX.
Essa obra é composta por 14 movimentos. A obra é uma verdadeira provocação, uma sátira musical que não se refere somente aos “animais” citados mas, igualmente, à caracterologia humana.

/// SERVIÇO ///

O quê: 14 de julho Clássico

Quando: 14 de julho de 2016 – Quinta-feira

Local: Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica

Horário: 20h30

Ingressos à venda: A partir de R$ 30 na Bilheterias do TAC, CIC e Pedro Ivo Loja da Blueticket do Beiramar Shopping www.blueticket.com.br.

Informações: 48 3222 8925

emailmkt_14dejulho_1614 de