Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Sexta Jazz 02 | Homenagem a Django Heinhard

Voltar para a Galeria de Fotos

Sexta Jazz faz homenagem ao compositor belga Django Reinhardt
Sexta Jazz AF #2
Dia 07, às 20h30, homenagem ao famoso compositor belga Django Reinhardt. Mauro Albert Trio e convidados fazem uma homenagem especial ao guitarrista belga de origem cigana. Considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos, Django também influenciou vários músicos e inovou ao ajudar a criar o estilo gypsy jazz.
Mauro Albert é paranaense e nos últimos anos tem se dedicado à pesquisa e estudo da música e da cultura cigana manouche. Estudando a “guitarra manouche” e a música de Django Reinhardt descobriu um novo ânimo e intimidade com o “Jazz Manouche”.
Em 2011, por acaso do destino, conheceu o violonista francês Louis Plessier, que foi por quase 40 anos casado com uma sobrinha de Django Reinhadt,e, com uma recíproca admiração musical e pessoal, nasceu “DROMS MANOUCHE”(www.dromsmanouche.com) projeto inicialmente em duo de composições próprias. Com Louis Plessier começou realmente a compreender a essência da vida e música manouche.
Idealizado durante o inverno e gravado em dezembro de 2012 e abril de 2013 0 CD “Jazz Manouche Brasil” com 11 temas autorias, tem a participação de Wagner Costa no violino, Celso Pacheco no violão rítmico, Ricardo Penha e Jorge Luiz no contra baixo acústico.
A levada ritmica manouche “pompe” encontra com harmonias brasileiras, a valsa com o chamamé e o jazz se mistura a atmosferas ciganas. “Jazz Manouche Brasil” é o primeiro cd integralmente autoral dedicado ao gênero lançado no Brasil.
Em novembro de 2013, uma de suas composições foi incluida no CD “Django Festival 7” ao lado de grandes nomes mundias do Jazz Manouche, como Bireli Lagrene, Jimmy
Rosemberg, Gonzalo Bergara, Florin Nicolesu, Antonie Boyer e outros, lançado pelo selo Hot Club Records, com sede em Oslo na Noruega
Jon Larsen diretor da gravadora classificou o trabalho como um dos mais originais que já escutou nos últimos 30 anos. O Mauro Albert trio teve a satisfação de ter Jon Larsen como convidado em algumas apresentações na primeira vinda de Larsen ao Brasil.
A partir de 2014, Mauro Albert Trio passa a integrar o cast de artistas e representar o Brasil no selo “HOT CLUB RECORDS”, a maior gravadora e principal responsável pelo renascimento e divulgação do Gypsy Jazz, Jazz Manouche e da música de Django Reinhardt em todo mundo.

SEXTA JAZZ DA ALIANÇA FRANCESA
Data: sexta-feira, 7 de março de 2014.
Horário: das 20:30 às 24:00
Realização: Aliança Francesa Florianópolis
Local: Aliança Francesa – Rua visconde de Ouro Preto, 282, Centro, Florianópolis Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br
Informações para imprensa: Tailor Morais – (48) 9987 4657 ou Fernand Defournier (48) 3222 8925