Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Fête de la Musique 2014 | 20.06

Créditos: Larissa Nowak

“Fête de la Musique” aquece Florianópolis na véspera do início do inverno

A festa acontece em 20 de junho e traz shows com músicas francesas, R&B, soul e jazz

A “Fête de la Musique” foi criada na França em 1982 e é tradicionalmente celebrada no primeiro dia do verão europeu (21 de junho). A festa é conhecida pelas apresentações musicais realizadas em plena rua e em estilos variados que embalam os franceses até altas horas da madrugada. Em Florianópolis, o evento será realizado no dia 20 de junho e contará com as apresentações dos candidatos da cidade para o Concurso da Canção Francesa 2014, com show do cantor congolês Ilonde, e também com uma “jam session” com mais de dez músicos e convidados. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação da casa conforme ordem de chegada.

Em menos de 15 anos após seu início na França, a “Fête de la Musique” já acontecia nos cinco continentes, em mais de 100 países. A atenção que o festival deu a diferentes gêneros musicais, com a mobilização de músicos profissionais ou não, traduziu-se em uma política que abria espaço a práticas amadoras como o rock, o jazz, ou as canções tradicionais, ao lado das músicas ditas sérias ou eruditas. A “Fête de la Musique” queria promover a democratização do acesso às artes e às práticas culturais.

Na véspera do início do inverno no Brasil, a variedade de apresentações da festa da música aquece a noite de sexta-feira. A diversidade começa com os candidatos selecionados do concurso Festival da “Canção Francesa”, que vai premiar o vencedor com uma viagem à Paris. Em seguida, o público vai curtir o show do congolês Ilonde, que vive no Brasil há aproximadamente três anos. O cantor vai apresentar músicas próprias e covers nos estilos Soul Music, R&B, Reggae, Hip Hop e ritmos africanos. Para terminar a noite, a “Fête de la Musique” traz uma “jam session” com músicos e convidados que participam da Sexta Jazz Aliança Francesa de Florianópolis: Mauro Albert (violão), Gustavo Messina (violão), Gabriel Vieira (violino), Fernando Caramori (violão), Paulo David Garcia (piano e contra-baixo acústico), Mauro Borguezan (bateria), Tiê Pereira (contra-baixo), Fabio Mello (sax/flauta) e Serginho do Trombone (trombone).

Entrada Franca
Casa sujeita à lotação conforme ordem de chegada.

Serviço

Data: 20 de junho – 21h

Local: Célula Showcase

Patrocínio: Tractebel Energia

Realização: Aliança Francesa Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal

Apoio Local: SIC Radio

Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br

Informações para imprensa: Marina Veshagem / 9167 4158

                                                 Fernand Defournier – Aliança Francesa / 9927 8152