Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Festival de Cinema de Animação da AF

Release do evento

Evento homenageia o Dia Internacional do Cinema de Animação em Florianópolis

As sessões acontecem na semana de 26 a 30 de outubro, às 17h e às 19h, na Fundação Cultural BADESC

Em 28 de outubro o mundo inteiro celebra o Dia Internacional do Cinema de Animação. Foi neste mesmo dia, em 1892, que Émile Reynaud, pioneiro da imagem animada, fez a primeira projeção pública de pantomimas luminosas, em Paris. Para isso, foi criada a Fête du Cinéma d’Animation, que acontece em uma centena de cidades francesas, mas também mais de 200 outros lugares culturais, em trinta países, como China, Colômbia, Austrália, Turquia e Brasil.

Em Florianópolis, a comemoração é organizada pela Aliança Francesa, com uma apresentação especial de filmes de animação franceses na semana de 26 a 30 de outubro, às 17h e 19h, de acordo com a programação. Haverá também sessões fechadas para grupos de alunos de escolas, sempre na Fundação Badesc. O evento é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura(Rouanet), com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal. A entrada é gratuita.

A Fête du Cinéma d’Animation é organizada anualmente pela Associação Francesa du Cinéma d’Animation (AFCA) e coordenada no Brasil pela Cinemateca da Embaixada da França, que visa levar ao conhecimento do público a produção de filmes franceses de animação. A França é atualmente o país maior produtor de filmes de animação na Europa e o terceiro no mundo. Seus filmes são mundialmente reconhecidos pela qualidade e frequentemente premiados em festivais internacionais. Assim, para a Mostra Aliança Francesa de Cinema de Animação em Florianópolis, foram selecionados filmes de extrema qualidade e legendados em português.

No dia 28, marco da comemoração no mundo todo, além da sessão às 19h, a Fête du Cinéma d’Animation proporciona um encontro com Paolo Conti, diretor do filme “Minhocas”, primeiro longa-metragem de animação catarinense a entrar no circuito comercial internacional. As sessões de abertura, na segunda-feira, e a de encerramento, na sexta-feira, acontecem às 19h. Nos outros dias, as exibições acontecem sempre às 17h, para o público infantil, e às 19h, para o público geral.

 

PROGRAMAÇÃO


 

DIA 26 – SEGUNDA-FEIRA

19H | SESSÃO LONGA METRAGEM

Le Tableau – “O quadro”

de Jean-François Laguionie

Ano: 2011

Duração: 1h16min

Classificação etária: livre

Legenda em português

Sinopse: Num quadro inacabado, Ramô, um “Todopintados”, apaixonado por Claire, uma “Pelametade”, sai do quadro à procura do pintor para que ele termine seu trabalho.

 

DIA 27 – TERÇA-FEIRA

17H | SESSÃO LONGA-METRAGEM (INFANTIL)

Ma petite planète Chérie (França 2010)

De Jacques-Rémy Girerd. Animação. 44’.

legendas em português.

Classificação etária: livre.

Nove histórias que lidam com a ecologia de uma forma divertida e poética: “A Jornada de uma Gota d’Água”, “Os Seres Perversos”, “A Raiz Mágica”, “A Joaninha e os Pulgões”, “As Montanhas de Embalagens”, “Os Ouriços Amantes”, “20mm no Subterrâneo”, “Ruídos e Boca Fechada” e “O Ar do Ar!”.

 

19H | SESSÃO CURTAS-METRAGENS

Sessão de curtas: “Geração Animada”

Curtas de animação. 85’

Classificação etária: livre.

Os dez filmes de animação do programa “GERAÇÃO ANIMADA”, selecionados pelo Festival Internacional de Animação de Annecy, destinam-se prioritariamente a adolescentes a partir dos doze anos, mas também a estudantes e adultos.

Para que serve o amor?. 4’.

Ponto Cego. 3´.

Vampz. 4´.

Calypso é Isso. 7´.

Tong. 9´.

O moinho. 5´.

Maravilhosamente cinza. 5´.

Tadeus. 6´.

Pássaros Brancos, Pássaros Pretos. 4´.

A Harmonia Cósmica. 5´.

 

DIA 28 – QUARTA-FEIRA

18H | ENCONTRO COM PAOLO CONTI

 

19H | SESSÃO CURTAS-METRAGENS

Ceux d’en haut – Homenagem ao Studio Folimage

de Izù Troin

2012 – 25min

Ulrich deve cuidar da propriedade de um casal de proprietários de um albergue durante todo o inverno. Ele se apaixona loucamente pela filha deles, mas demora a se declarar. A neve os separa.

 

Marottes

de Benoît Razy

2005 – 14 min

Os pais de Celine viajam por alguns dias. Isso proporciona o encontro da jovem com Valentin, rapaz instável que ela gostaria de conhecer melhor.

 

Le Génie de la boîte de raviolis

de Jacques-Rémy Girerd , Claude Barras

2005 – 7 min

Armand, trabalhador em uma fábrica de massas, abre todas as noites uma caixa de ravioli para o jantar. Mas nesta noite, um enorme gênio surge da caixa.

 

Le prince des joyaux

de Michel Ocelot

Ano: 1991

Duração : 11 min

Este conto das Mil e Uma Noites apresenta um jovem que, para se casar com uma princesa, deve trazer ao pai dela uma montanha de pedras preciosas.

 

La bergère qui danse

de Michel Ocelot

Ano: 1991

Duração: 7 min

Um jovem pastor flautista enfeitiça a cada nota uma fada que aparece para cortejá-lo. O pastor recusa sistematicamente suas tentativas e não quer abandonar sua pastora, que ele ama mais do que qualquer coisa. A fada chateada o captura para que ele descanse na torre do sono bem longe de sua amada.

 

Le banquet de la concubine

de Hefang Wei

Ano: 2012

Duração: 13 min

China, ano 746, Dinastia Tang. Naquela época, o país conhece seu período mais próspero. O imperador Li é um grande amante das mulheres, da arte e da música. Ele possui muitas concubinas. Seu favorito é chamado Yang. Enquanto um grande banquete é preparado em sua honra, o Imperador, preso em uma partida de Go, se esquece do jantar.

 

DIA 29 – QUINTA-FEIRA

 

17H | SESSÃO LONGA-METRAGEM (INFANTIL)

Gus petit oiseau, grand voyage

de Christian De Vita

Ano: 2014

Duração: 1h30min

Sinopse: No momento de partir para a grande migração, Darius, o pássaro mais experiente no voo se machuca, e ele vai precisar confiar todos seus segredos e o novo itinerário de viagem ao primeiro pássaro que aparece. E este pássaro… é nosso herói, animado com a ideia de finalmente descobrir o mundo…mas ele realmente não é um pássaro migrador!

 

19H | SESSÃO CURTAS-METRAGENS (EM FRANCÊS SEM LEGENDA)

En sortant de l’ecole

Ano: 2014

Duração: 40 min

Coleção de 13 curtas-metragens de animação de 3 minutos que associam poemas de Prévert ao universo gráfico de jovens diretores, recém-formados em escolas de animação francesas.

Presque

Quartier Libre

L’Ecole des Beaux-Arts

Le Dromadaire mécontent

Le Cancre

Le gardien du phare aime trop les oiseaux

Page d’écriture

Je suis comme je suis

Âne dormant

Les Belles familles

Tant de forêts

En sortant de l’école

Les Oiseaux du Souci

 

DIA 30 – SEXTA-FEIRA

 

19H | SESSÃO LONGA-METRAGEM

L’Île de Black Mor – “A ilha de black mor”

De Jean-François Laguionie

Ano: 2004

Duração: 1h20

Classificação etária: livre

Sinopse: Em 1803, sobre as costas do Cornouailles, Kid, uma criança de quinze anos, escapa do orfanato onde vivia como um prisioneiro. Ele ignora o seu verdadeiro nome e tem por única riqueza o mapa de uma ilha do tesouro, caída do livro de Black Mor, um famoso pirata ao qual desejaria assemelhar-se. Com dois saqueadores de barcos, Mac Gregor e La Ficelle, Kid rouba a embarcação do guarda costeiro e lança-se à procura da famosa ilha no outro extremo do Oceano Atlântico.


Serviço:

Fête du Cinéma d’Animation Aliança Francesa de Florianópolis

Data: 26 a 30 de outubro – 17h e 19h de acordo com a programação

Local: Fundação Badesc – R. Visc. de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis

Entrada gratuita

Patrocínio: Tractebel Energia

Realização: Aliança Francesa Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal

Apoio: Fundação Badesc, Cinemateca da Embaixada Francesa, SIC Radio e Hertz

Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br

Informações para imprensa: Marina Veshagem / 9167 4158

postFB_fete_du_cinema_danimation-01