Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Exposição “Brésil – Regards Croisés” |01-30.10

Release do evento

Exposição “Brésils – regards croisés”, composta por ilustrações sobre fotografias da periferia brasileira, é destaque em outubro na capital

A exposição “Brésils – regards croisés” (Brasis – Olhares Cruzados) é o resultado do diálogo entre o ilustrador brasileiro Ricardo Manhães e o roteirista francês Jean-David Morvan, ambos de renome internacional, do universo dos quadrinhos franco-belgas. Este encontro inusitado gerou uma nova leitura visual e poética da periferia brasileira: ilustrações incríveis foram criadas em cima de fotografias de cenas do cotidiano. A mostra “Brésils – regards croisés” será exposta de 1º a 30 de outubro, no piso L2 do shopping Iguatemi. Ela é viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal. O acesso à exposição é gratuito.

Em 2014, em passagem pelo Brasil, Morvan registrou de maneira intimista e descontraída o cotidiano das pessoas da periferia das capitais nordestinas. Assim que teve contato com tais imagens, e encantado com a estética e a peculiaridade apresentadas, Manhães começou a selecioná-las e, em seguida, iniciou uma intervenção artística nessas fotos. Por meio de uma diversificada gama de cores, o ilustrador e também colorista desenhou e coloriu livremente sobre as fotos de Morvan. Utilizando-se de diferentes tons, Manhães não apenas se apropriou das fotos de Morvan, como também potencializou os sentidos das imagens e recriou novos significados para elas. Os olhares cruzados desses artistas convidam a brindar a alegria do homem comum e a valorizar o modo de ser e de viver do povo brasileiro.

Brésils – regards croisés

Data: de 1º a 30 de outubro

Local: piso L2 do shopping Iguatemi – av. Madre Benvenuta, 687 – Santa Mônica

Entrada gratuita

Patrocínio: Tractebel Energia

Apoio: SIC Radio e Hertz

Coordenação: Marte Inovação Cultural

Realização: Aliança Francesa Florianópolis, Aliança Francesa, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br

 

EMM_BRESILS