Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Daniel Zimmermann Quartet |23.08 | Fotos

O trombonista, arranjador e compositor francês Daniel Zimmermann fez show gratuito em Florianópolis  no último sábado, 23 de agosto.

“Atrás do homem de razão, que faz carreira nos melhores púlpitos de trombone e é solicitado pela sua segurança instrumental, muito além das fronteiras do jazz, esconde-se um virtuose do instrumento, que nunca deixou de se engajar em projetos ofensivos, ou mesmo desvairados”, foi declarado sobre Daniel Zimmermann na Jazz Revista. O trombonista, compositor e arranjador apresenta em Florianópolis show do primeiro álbum assinado por ele, o “Bone Machine” (2012), ao lado de Maxime Fougères (violão), Jérôme Regard (contrabaixo) e Julien Charlet (bateria). O evento acontece no dia 23 de agosto, às 20h30, no Célula Showcase, com patrocínio da Tractebel Energia e realização da Aliança Francesa de Florianópolis. A abertura ficará por conta do Alliance Jazz Trio, que é  o trio oficial do Sexta Jazz AF, evento musical promovido mensalmente pela Aliança Francesa Florianópolis.

Daniel Zimmermann foi trombonista do último grupo de Claude Nougaro e do Marabou­tik Band de Manu Dibango, além de primeiro lugar como solista no Concurso Nacional Jazz de La Défense em 2002 e solista convidado do Gnawa Festival de Essaouira em 2010. Com Thomas de Pourquery, Zimmermann foi também um dos fundadores do grupo DPZ, cujo álbum “He’ s looking at you, kid” foi premiado como “Choc Jazzman” e “Disco do ano 2009 (Jazz revista)”. No passado, teve outros projetos de compositor: o septeto inspirado em Frank Zappa, Spice’ Bones, o trio com o violonista Emmanuel Codjia e o acordeonista Vincent Peirani, e, o mais novo, o combo funk 90’ies Duckbill.

Seu álbum “Bone Machine” foi gravado ao vivo e sem possibilidade de retoques nem nas rítmicas, nem nas partes de trombone solo e lead. O repertório é fruto de muitas influências, misturando quase sempre harmonias herdadas do jazz moderno a ritmos inspirados do rock, do funk ou do soul. O registro do trombone (três tenores, um baixo) faz do quarteto uma ferramenta de acompanhamento, desenvolvimento e contraponto ideal, possibilitando construções e formas musicais inéditas e originais. Sem chegar à catalogação, o trabalho do som mereceu um cuidado especial pela utilização de múltiplas surdinas, aspecto quase sempre negligenciado no jazz contemporâneo.

Daniel Zimmermann combina um som muito claro, aliado a uma pontinha penetrante ou até picante nos agudos, com uma suavidade específica que provém do lado macio do trombone. O fraseado é flexível, ágil, e pouco afeito à tradição staccato do instrumento. A concepção das improvisações demonstra um desejo de espontaneidade, de generosidade, bem como uma preocupação de encadear as ideias de forma fluida e dando impressão de evidência. Os demais músicos também têm a oportunidade de exprimir brilhantemente a sua personalidade neste álbum. Maxime Fougères distingue-se pelo calor e o som redondo, a sensibilidade melódica e a recusa dos artifícios. Julien Charlet literalmente eletriza as músicas com a sua energia nervosa e orgânica, em especial com um solo arrepiante em “Komodo dragons attack Wall Street!!”. Jérôme Regard parece encontrar, pelo seu groove e o seu som profundo, o ponto de encontro exato entre o contrabaixo de jazz e as linhas tipicamente binárias do repertório.

Repertório:

Flying Pachydermes

Mademoiselle

Reggatta de Bones

Mister Squale

Nos Funerailles

Rollerball

Taxi Noche en Yaounde

Open Letter to Charles

Schizophrenia

Komodo Dragons Attack Wall Street!! (à la sacem : “unbonekable”) tu crois savoir  mamelles et une “reprise” :

Please Don’t Bug Me (romano)

 

/// Serviço:

Data: 23 de agosto, às 20h30

Local: Célula Showcase

Entrada Franca. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na Aliança Francesa de Florianópolis a partir de 11/08

Patrocínio: Tractebel Energia

Realização: Aliança Francesa Florianópolis

Apoio Local: SIC Radio

Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou www.affloripa.com.br

Informações para imprensa: Marina Veshagem / 9167 4158

                   Fernand Defournier – Aliança Francesa / 9927 8152

DANIELZIMMERMANN_EMM