Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Aliança Francesa de Florianópolis

IMG_1995_compressed

 

 

Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos que existe há mais de 50 anos em Florianópolis, oferecendo excelência nos cursos de língua francesa e promovendo a cultura francófona e brasileira através de diversos eventos culturais.

Em 1956 um grupo representativo de figuras da sociedade de Florianópolis decidiu abrir as portas da Cidade para a entrada de novos ares culturais, tendo como foco tudo de rico quanto a França possuía nesse vasto campo ligado à vida do homem.

À frente desse grupo, um emérito filósofo e professor de nacionalidade portuguesa naturalizado brasileiro, George Agostinho Baptista da Silva, cujo centenário de nascimento Brasil, Portugal e outros países europeus comemoraram em 2006.

Dessa decisão surgiu a Associação Franco-Brasileira de Santa Catarina. Nascia, assim, a Aliança Francesa, como logo ficou conhecida a nova entidade.

Ao longo de sua existência, a Aliança Francesa de Florianópolis viu passar pelas suas salas os nomes mais representativos da sociedade de Florianópolis.

Com efeito, governadores, empresários de renome, intelectuais, políticos, magistrados, profissionais liberais dos mais diversos ramos tiveram e continuam tendo vínculos estreitos com a AF, hoje um nome estreitamente ligado à história da Cidade.

Incluída pela Delegation Generale de l’Alliance Française de Paris au Brésil entre as 10 melhores das mais de 40 existentes no País, a Aliança Francesa de Florianópolis esmera-se nos serviços que presta nos campos pedagógico e cultural, procurando integrar-se cada vez mais à Capital do Estado de Santa Catarina.

Desde maço de 2016, o Comitê Deliberativo da Aliança Francesa de Florianópolis é presidido pela senhora Martha Kaschny Borges e o senhor Gilles de la Bourdonnaye, funcionário do Ministério das Relações exteriores da França, assumiu a direção da Aliança Francesa em setembro de 2014.

 

Conselho

(eleito em 21 de Março do 2015)

Presidente: Martha Kaschny Borges

Vice-Presidente: Anita Hoepcke

Tesoureiro: Didier Simon

Secretario: Marcelo Scheidt Martins

Conselheiro: Gilberto Gerlach, Marta Kaschny Borges

 

Administração

Diretor Geral: Gilles de La Bourdonnaye

Gerente Administrativo e Financeiro: Tatiane de Oliveira

Setor Administrativo: Luana Guedes

Recepção: Ivanete Sales

Coordenação pedagógica: Marcela Pimentel