Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis Aliança Francesa Florianópolis

Aliança Francesa no Brasil

A Aliança francesa está presente no Brasil há 120 anos. A primeira Associação foi fundada no Rio de Janeiro em 1885, apenas 2 anos após a criação da sede em Paris.

Como na maioria dos países latino-americanos, a presença francesa não se caracterizou por uma imigração de caráter econômico, e sim por um enriquecimento das relações políticas entre os dois países.

Tanto na Monarquia como na República, a cultura brasileira foi extremamente influenciada por artistas e escritores franceses. Igualmente, os acontecimentos históricos na Europa, e, sobretudo na França, favoreceram o desenvolvimento da presença cultural francesa.

O período entre 1960-1970 foi o ápice da implantação da Aliança Francesa no país, com 10 novos Comitês. Em 1979, atingiu-se o número de 30 associações com 50 implantações. O francês foi língua obrigatória no ensino secundário.

Atualmente a rede conta com 40 associações e 8 centros correspondentes, em praticamente todos os estados brasileiros.

As Alianças que já formavam uma rede solidária estreitaram ainda mais seus laços em 2001 com a fundação da FEBRAF (Federação das Alianças Francesas do Brasil). Esta, atualmente sob a presidência do Sr. Armando Vasconcelos,

Presidente da Aliança Francesa de Recife, proporcionará a possibilidade de reforçar a parceria com a Embaixada da França no Brasil e a Aliança francesa de Paris.

A Aliança francesa é uma associação sem fins lucrativos, constituída livremente por pessoas que tenham por objetivo divulgar a língua e a cultura francesas no seu país de origem. Fundada inicialmente em Paris em 1883, a Aliança encontra-se hoje implantada em 138 países, com 1093 estabelecimentos, que recebem o apoio do Ministério das Relações Exteriores da França tanto nas políticas pedagógicas e culturais, quanto nos investimentos imobiliários. Cada associação é de direito local, regida pelas leis próprias a esse tipo de sociedade.

O projeto de criação de uma associação, antes de qualquer constituição, recebe o aval do delegado geral da Aliança francesa de Paris no Brasil que aprova os estatutos, os objetivos e regras de funcionamento.

A associação uma vez criada recebe a aprovação do Conselho de Administração da Aliança francesa de Paris, que autoriza o uso da logomarca ALLIANCE FRANÇAISE.

O Senhor Jean-Paul LEFEVRE é desde setembro de 2013 o Delegado Geral da Fondation Alliance Française para o Brasil.

Nosso propósito

Quando a Aliança Francesa surgiu, há mais de 120 anos, como uma instituição sem fins lucrativos idealizada por um comitê de personalidades – entre eles, Louis Pasteur e Júlio Verne – seu objetivo era divulgar e promover a língua e cultura francesas por todo o mundo.

Hoje, mantemos vivos esses ideais, pois acreditamos que a língua francesa tem extrema importância no cenário mundial, tanto nas artes e cultura, na diplomacia, nos negócios e nos estudos.

A Aliança Francesa promove a excelência do ensino da língua em seu sentido maior.

Por isso, acreditamos não apenas promover a prática de um idioma; ao incentivar o encontro e o intercâmbio entre as culturas brasileira e francesa, contribuímos para formação de cidadãos do mundo.

Nossa Missão

  • Oferecer cursos que integrem qualidade de ensino, métodos pedagógicos atuais e exclusivos e professores capacitados.
  • Realizar eventos culturais que promovam o diálogo e estimulem a participação dos alunos no intercâmbio entre culturas.
  • Manter-se como a primeira opção de escolha entre as instituições de ensino da língua francesa e permanecer como sinônimo de qualidade e excelência no ensino do idioma.